Cuidados com o sol

O calor e o sol forte do verão certamente são ótimos motivos para curtir um descanso com a família, pegar um bronze na praia ou dar um mergulho na piscina. As longas horas de exposição no sol e o calor podem, no entanto, ser prejudiciais para sua saúde e estragar momento de lazer. Por isso, vale a pena ficar atento a alguns pequenos cuidados que você deve redobrar neste período – assim, dá para ficar com aquela “cara de verão” que todo mundo quer.

E, claro, “cara de verão” sempre lembra bronzeado. Há quem pegue cor rápido, e há aquelas pessoas cuja única cor que pegam é a vermelha mesmo; há quem goste de tomar sol, e quem fuja dele. Seja qual for o seu caso, uma coisa é certa: o protetor solar é obrigatório. Use e abuse de cremes de proteção, tanto nos adultos quanto nas crianças. Elas, aliás, devem passar por cuidados ainda mais intensos, utilizando protetor solar em todos os momentos. Outra recomendação para que o seu bronzeado dure mais é fazer hidratar a pele após a exposição à luz do sol, de preferência com produtos que levem ingredientes calmantes e refrescantes.

Principalmente para as mulheres, que fazem depilação com frequência, fica o alerta: o ideal é que a remoção dos pelos seja feita três dias antes da exposição ao sol. Assim, você evita queimaduras, escurecimento da pele e irritações pelo contato com areia ou cloro.

Para o rosto, o melhor é deixar a maquiagem de lado na praia. O ideal é higienizar bem a pele, fazer hidratação, usar protetor solar com, no mínimo, fator 30, assim como um protetor labial. Ainda assim, quem realmente quiser se maquiar deve apostar em bases com proteção solar.
E para garantir que o cabelo também passe pelo verão sem sofrer danos, o ideal é fazer uso de protetor solar capilar sempre que for sair sob o sol ou entrar em contato com a água do mar e da piscina. Ao tomar banho depois, vale hidratar os fios e prevenir a perda de brilho com linhas de produtos voltados especificamente para o verão.
Como o comportamento da pele varia muito de pessoa para pessoa, as consultas periódicas a um dermatologista são a forma ideal de cuidar da sua pele – seja durante o verão ou o inverno, quando ela também sofre com as agressões do clima.

Comentários