Desde que foi autorizada a cobrança em voos domésticos, as companhias aéreas nacionais vêm
se queixando dos transtornos causados por passageiros que exageram no tamanho
da mala a bordo. Esse desconforto, porém, pode estar com os dias contados.
A Abear (Associação Brasileira das
Empresas Aéreas), que defende os interesses das principais empresas da aviação
comercial no Brasil, vai começar a fiscalizar, a partir de amanhã, as malas com
as quais os passageiros embarcarão. O monitoramento acontecerá antes mesmo da
etapa do raio-X.
Em cada aeroporto haverá um período de
duas semanas de caráter estritamente educativo, informando os passageiros sobre
as medidas das bagagens de mão. Já a partir de maio, as malas fora do padrão
precisarão ser despachadas nos balcões de check-in das companhias aéreas,
estando sujeitos a cobranças de acordo com o tipo de franquia contratado para a
viagem.
No total, 15 aeroportos brasileiros
participam desta iniciativa (veja na lista a seguir). Na fase de implementação,
foram divididos três grupos com início entre os dias 10 e 24 de abril.
A Abear segue os padrões da Iata em
relação à bagagem a bordo, que exigem a medida máxima de 55 centímetros de
altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade.
AEROPORTOS
E DATAS DE INÍCIO
10 de abril: Aeroporto de Brasília; Aeroporto de Curitiba, Aeroporto de
Campinas-SP, Aeroporto de Natal
*Período de orientação ao passageiro:
até 24 de abril
*Início da triagem: 25 de abril
17 de abril: Aeroporto de Confins (Belo Horizonte),
Aeroporto de Fortaleza, Aeroporto do Recife, Aeroporto de Salvador, Aeroporto
de Belém
*Período de orientação ao passageiro:
até 1º de maio
*Início da triagem: 2 de maio
24 de abril: Aeroporto de Goiânia, Aeroporto de
Porto Alegre, Aeroportos de Congonhas e Guarulhos (São Paulo), Aeroportos
Galeão e Santos Dumont (Rio de Janeiro)
*Período de orientação ao passageiro:
até 12 de maio
*Início da triagem: 13 de maio
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